As variedades de cacau das Fazendas Cantagalo

Além de trabalharmos no fator genético das nossas plantações, ao longo desses mais de quarenta anos de cultivo do cacau desenvolvemos toda uma tecnologia de práticas que aceleram e aumentam a produtividade das plantas, como a realização de cobertura-morta, adubação orgânica, realização de terraços onde a topografia é muito acidentada, realização de enxertia de copas e enxertia das mudas num período de 04 a 06 meses do plantio, como também estamos implantando a irrigação nos imóveis que oferecem recursos hídricos para tal prática.

Identificamos ao longo do tempo, a vantagem da utilização de hastes produtivas na enxertia, que devido a sua maturidade fisiológica, os enxertos antecipam a sua frutificação. Prática esta recomendada pela EMBRAPA.

Após dez anos de modernização da cacauicultura a empresa possuí aproximadamente 1.700.000 cacaueiros enxertados dos quais 30% (510.000) já foram re-enxertados com material genético de melhor qualidade.

Há cinco anos, implantamos um criterioso trabalho de acompanhamento das nossas principais variedades de cacau. Realizamos um acompanhamento mensal das variedades, planta por planta (cada variedade representada por um conjunto de 20 a 30 plantas), em cada uma de nossas fazendas, fazendo um registro dos frutos sadios, frutos doentes, incidência de vassoura de almofada e vegetativa.

Este acompanhamento sistemático permitiu identificar as variedades de maior produtividade, de maior tolerância à vassoura, de melhor tamanho de amêndoas e de melhor qualidade (não só no que se refere à polpa, mas também à qualidade de amêndoas). Observamos, também, aquelas de maior produção no temporão, o que nos propiciou condições para criarmos uma estratégia de escape com relação à Vassoura de Bruxa. Hoje, as 6 variedades consideradas "destaque" por nós, são:

1 – PS 13.19 (Porto Seguro)

2 – FA 13 (Almada)

3 – PS 40.7 (Serra Grande)

4 – PS 10.30 (Oricó)

5 – FM 31 (Modelo)

6 – CA 1.4 (Cantagalo)

Nessas especificações, as letras são as iniciais da fazenda de origem, e os números, a quadra e o número da planta, respectivamente.

Dessas variedades, já temos identificados PS 13.19, FA13, FA 40.7 e CA 1.4 como cacau fino, na nossa avaliação e por testes realizados por empresas internacionais compradoras de cacau.

A Barry & Callebaut já processou um container do nosso cacau e forneceu à Empresa alemã STOLLWERK, produtora de chocolate fino, que utilizou o nosso cacau e comercializou os tabletes com o nome de "Brasil Menta".

Entre as pesquisas que estamos realizando, está a identificação do percentual das variedades básicas de cacau existentes no mundo crioulo, trinitário e forasteiro, que compõem a base genética das nossas variedades acima mencionadas.

É importante destacar que, das quatro variedades citadas, temos condições de fornecimento de quantidades acima de 15 toneladas/ano, de cada uma delas, processadas isoladamente.

Estamos em processo de realização de experimentos, com apoio da Universidade de Campinas/SP e seus Institutos, em todas as 6 variedades de cacau, além de procurarmos orientação para aperfeiçoarmos ainda mais os nossos processos de fermentação e secagem das amêndoas.

© 2017 Agrícola Cantagalo

Top